Como tirar boas fotos com o celular

Você troca de celular e suas fotos continuam aquela mesma porcaria? Flash demais, luz de menos, tudo tremido? Vejam oito coisas simples que você pode fazer para evitar esse desperdício de pixels.

1 – Porcoshop

É simples demais, mas muita gente esquece essas duas coisas básicas. Antes de fotografar, dê uma limpadinha lente e selecione configure o celular para gravar as fotos com o máximo de resolução disponível. Sempre.

2 – Brinque com a iluminação

Tire a mesma foto com e sem flash, experimente mudar os elementos da foto de lugar para que a luz também mude e, claro, use todas as configurações que o seu telefone oferece. Geralmente até nos modelos mais simples é possível aumentar o tempo de exposição e mudar o nível de branco, dois itens que fazem muita diferença.

3 – Flash personalizado

Smartphones com flash de LED às vezes estragam as fotos pelo excesso de luz. Um jeito de suavizar isso é colocar um pedacinho de papel (ou na frente do flash. Nem sempre funciona, mas pode quebrar um galho.

4 – Clique preciso

Veja se a foto do seu celular é tirada quando o botão é apertado ou quando o botão é solto. Esse pequeno detalhe pode fazer muita diferença na hora de capturar uma imagem em movimento.

5 – Tripé pra quê?

Improvise uma base para fotografar. O mais fácil é usar uma mesa ou móvel para apoiar o aparelho na hora do clique. Num lugar aberto, você pode se agachar e apoiar o celular no joelho.

6 – Zoom, não
Claro que isso depende muito do smartphone que você está usando, mas quase nunca vale a pena ativar o zoom da câmera do celular. A melhor opção é chegar mais perto do objeto. Zoom digital? Nunca.

7 – Charme em PB

Fotos em preto-e-branco podem ser úteis para melhorar a nitidez de texturas. Para experimentar esse efeito, você pode fotografar diretamente em PB ou então usar o Photoshop para remover as cores e depois aumentar o contraste.

8 – Ficou ruim? Faça arte!
Se tudo falhar, empine o nariz e finja que você é muito descolado. Fotos desfocadas, borradas e escuras podem ser consideradas como arte. Faça experiência com aplicativos como o Instagram (para iPhone) ou o FxCamera (para Android). Eles adicionam efeitos legais que podem salvar uma foto ruim da lixeira.

Fonte: http://info.abril.com.br 

________________________________________________

Entre todos os meus amigos acho que fui uma das últimas a ter um celular com câmera. E por mais que todos falassem que eu não precisava porque tinha uma câmera bem melhor em mãos eu discordava: a câmera presente nos celulares hoje são ótimas em diversas situações e se mostram muito úteis pela praticidade.

O que esperar da câmera do celular?

É bom lembrar que existem diversas opções de celular/smartphone com câmera. Algumas dessas câmeras são extremamente toscas enquanto outras chegam em uma qualidade quase comparável a uma compacta (são conhecidas como “Câmeras com celular” e não o contrário rs.)

No entanto é bom lembrar que o objetivo primordial das câmeras de celular é de criar lembranças. São muitas limitações de qualidade e controle – por isso usamos para tirar fotos não tão boas mas que servem como recordação (saída com amigos, encontro com celebridades e momentos engraçados.)

Porém, sempre levando em consideração suas limitações, é possível sim tirar um pouco mais da câmera do celular. Veja alguns truques que aprendi:

Use as configurações especiais

A maioria dos aplicativos de câmera de celular possuem algumas configurações especiais que não só podem comodevem ser usadas: modo retrato, modo foto noturna sem flash, modo paisagem… e por aí vai. Essas configurações vão te dar o pouco controle que pode fazer a diferença na foto final.

taco
Na foto acima usei a opção de “Foto noturna”, que aproveita mais a luz natural e mantém as cores, sem usar o flash.

Pense na composição

Como não temos controle sobre quase nada ao fotografar com o celular o melhor a fazer é investir o tempo pensando em composições bacanas e diferenciadas – é isso que fará a diferença na foto final. Aquela conversa de sempre: olhe o background, procure ângulo inusitados…

photomatt

Abuse do Preto e Branco

Para evitar distrações existentes graças à profundidade de campo bem grande dos pequenos sensores de celular use a opção de Preto e Branco e faça fotos lindas mesmo com qualidade baixa. Mais uma vez invista na composição e conseguirá resultados interessantes!

diabolica

Luz!

Como os sensores dessas câmeras têm uma qualidade bem inferior tome cuidado com a luz. Na foto acima dá para ver a enorme quantidade de ruído – com uma iluminação precária as fotos ficam mesmo com pouca nitidez. Por isso sempre que possível tire fotos em locais com ótima iluminação (como luz natural) e, em caso de retratos, use o “flash” embutido.

Lá no Flickr dá para encontrar fotos lindas feitas com celular. As minhas foram tiradas com um Nokia, e existem também fotos ótimas tiradas pelo IPhoneLG

Você costuma tentar tirar fotos interessantes pela pequena lente do celular? Se sim, fique a vontade para postar as suas nos comentários!

saopaulo

About these ads

1 comentário

  1. 29 de junho de 2011 at 11:03

    [...] Veja os exemplos de fotos e mais dicas no blog do Fábio Pereira Inscreva-se e receba Noticias por email:  [...]

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 33 outros seguidores