Amigo é coisa pra se guardar

por Fabio Pereira

Foto: Ligia Leite/Dakar-Senegal

Foto: Ligia Leite/Dakar-Senegal

“Num mundo que se faz deserto,

temos sede de encontrar um amigo.”

(Antoine de Saint-Exupéry)

Não sou muito adepto de datas comemorativas. Creio que muitas delas foram criadas ou apropriadas para valorizar o mercado e seus interesses. Quase todas nos levam, como são divulgadas, a termos atitudes hipócritas, do tipo “naquele dia eu me torno aquilo e nos outros 364 dias do ano esqueço”…

Bueno, generalizações e exceções a parte, nunca “comemorei” o chamado dia do amigo. Confesso que nem sei o porquê desta data. Mas nesta manhã comecei o dia sendo presenteado com um versículo tão especial que resolvi partilhá-lo com meus próximos.

E, ao partilhar e pesquisar brevemente a Bíblia, percebi a riqueza que as Escrituras contêm sobre o tema.

Não se trata de um estudo, reflexão ou artigo, mas uma compilação com breves comentários; algumas partes até sem comentários porque as citações falam mais alto que qualquer explicação. Com o tempo e limitações que tive, resolvi partilhar um pouco desta breve pesquisa:

Deus, nosso amigo!

Eu lhes digo, meus amigos:…” (Mateus 12:4a)

“O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo (Êxodo 33:11a)

Deus é nosso primeiro e maior amigo. Através Dele podemos ser nutridos e agraciados com dons que fortalecem laços de amizade. Sem Ele, muitas de nossas amizades na verdade não são amizades, mas interesses.

Em primeiro lugar, para ser amigo de Deus é preciso ter fé:

“Cumpriu-se assim a Escritura que diz: ‘Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça’ e ele foi chamado amigo de Deus”. (Tiago 2:23)

Amigo de Deus O obedece. Obedecer pressupõe ouvir e servir. Quem ouve e serve o Supremo Bem não tem uma relação de escravidão, mas de amizade, no maior e melhor sentido que possamos dar e experimentar desta palavra.

“A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa”. (João 3:29)

Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido”. (João 15:14-15)

Quem não busca sabedoria despreza amigos e Deus

“(…) que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus(Provérbios 2:17)

O contexto do capítulo 2 de provérbios mostra como uma pessoa precisa buscar de forma incansável a sabedoria, como fonte de vida plena e digna. Caso contrário, será levado pelos prazeres efêmeros que levam às trevas.

Guardar a língua preserva amigos

“O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos (Provérbios 16:28)

Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno”. (Tiago 3:5-6)

Hoje, uma grande dádiva, uma grande demonstração de luta pela santidade, é conseguir segurar a língua. Conseguir guardar um segredo ou não falar mal de uma pessoa… Enfim, aquele que vence sua própria língua é como um sábio.

Amizade precisa de fidelidade. O amigo busca ouvir mais do que falar. Saber ouvir é um gesto de amor. No livro de Provérbios também diz isso: que é mais sábio aquele que demora para falar; aquele que mais ouve do que fala.

O tempo em que vivemos é muito difícil, mas se continuarmos a colocar lenha na fogueira tudo irá piorar.

Amizade dá boa herança para nossos filhos

Quando Hirão, rei de Tiro, soube que Salomão tinha sido ungido rei, mandou seus conselheiros a Salomão, pois sempre tinha sido amigo leal de Davi”. (1 Reis 5:1)

Nossos amigos mais leais se preocupam com nossos filhos. Salomão, filho de Davi, se beneficiou da sabedoria dos conselheiros do rei Hirão, o que de certo foi de grande utilidade para sua vida e seu governo.

Nossos amigos, nossos companheiros

Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber

que você é meu amigo” (Amigo – Roberto Carlos / Erasmo Carlos)

“Foi o tempo que perdi com a minha rosa que a fez tão importante.” (Antoine de Saint-Exupéry)

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos (João 15:13)

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”. (Provérbios 17:17)

“e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’”( Lucas 15:6)

“Quando três amigos de Jó, Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região. Combinaram encontrar-se para, juntos, irem mostrar solidariedade a Jó e consolá-lo.        Quando o viram à distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz. Cada um deles rasgou seu manto e colocou terra sobre a cabeça.

Depois os três se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento”. (Jó 2:11-13)

“Seja parceiro de quem não esconde a lágrima na hora da emoção. Enlace o amigo que saiu em busca de siele pode ajudar a encontrar o homem que um dia você foi. Contudo, não se blinde contra o medíocre, acolha graciosamente quem lhe feriu e seja longânimo com o vil. Desça ao fosso onde jazem e peça um traço de luz para colorir suas patéticas existências”. (Ricardo Gondim)

Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus” (Apocalipse 1:9a)

Companheiro, desde o latim, é aquele com quem repartimos o pão. Podemos alargar este conceito de pão, dizendo que companheiro é aquele que também reparte as alegrias, as dores, as tristezas, as conquistas… Enfim, caminha junto. Amigo é sinônimo de companheiro.

Amigos também nos decepcionam!

“Ao reencontrar os amigos, todos nós já provamos o encanto das más lembranças.” (Antoine de Saint-Exupéry)

Nunca caia no erro de idealizar seus amigos. Todos somos diferentes e precisamos recolher a beleza que a diversidade nos proporciona, a crescer e enxergar novos horizontes. Porém, mais cedo ou mais tarde, você verá que seu amigo tem a mesma natureza que a sua: ele erra. E este erro pode nos machucar. Não os condene, apresente suas feridas a Deus e continue amando-os.

Os três amigos de Jó, acima relacionados, logo após demonstrarem esta inequívoca ação de amizade, também julgaram mal  e feriram Jó com suas palavras. A visão equivocada de Deus que eles tinham, gerou julgamentos e relacionamentos equivocados.

Mas aqueles que estão sensíveis à voz de Deus são restaurados. E devemos orar pelas atitudes ruins que nossos amigos tiveram para conosco:

Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: “Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó. Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não lhes farei o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó”.Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó. Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes”. (Jó 42:7-10)

Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa e certamente seu coração vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto , você não deve entregá-lo á ninguém , nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, guarde o na segurança do esquife de seu egoísmo. Mas nesse esquifeseguro , sem movimento , sem arele vai mudar. Ele não vai se partir – vai tornar-se indestrutível, impenetrável , irredimível. A alternativa a uma tragédia ou pelo menos ao risco de uma tragédia é a condenação. O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e perturbações do amor é o inferno”. (C.S. Lewis)

Nos laços de amizades não pode haver escravidão, exploração e injustiça

“Sujeitem-se uns aos outros” (Efésios 5:21)

“Sacrifício não significa nem amputação nem penitência. Ele é uma oferta de nós próprios ao Ser a que recorremos.” (Antoine de Saint-Exupéry)

Somos sujeitos, pessoas dignas de tal condição, e toda a relação que nos coloca como objeto é degradante.

A pequena e extraordinária carta de Paulo a Filemon é um belo pedido ao amigo que receba seu escravo Onésimo não mais como tal, mas como amigo, como irmão amado(Filemon 1:16).

Toda relação de escravidão, exploração e injustiça atenta contra o caráter justo de Deus. Então, toda a relação entre as pessoas deve ser baseada na submissão mútua, no serviço, na partilha e na justiça.

Não busque amigos pela sua aparência, mas pelos seus frutos

Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘ está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ‘. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham.” (Mateus 11:19)

“Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo” estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.(Tiago 2:8-9)

Não tenha ciúmes de seus amigos. Amizade não é exclusivismo

Então Jesus disse ao que o tinha convidado: ‘Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos’”. (Lucas 14:12-14)

Fazer amizades é fazer escolhas

Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes”. C.S.Lewis

“Daí em diante Pilatos procurou libertar Jesus, mas os judeus gritavam: ‘Se deixares esse homem livre, não és amigo de César. Quem se diz rei opõe-se a César’.” (João 19:12)

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”. (Provérbios 13:20)

“Quem obedece à lei é filho sábio, mas o companheiro dos glutões envergonha o pai”.(Provérbios 28:7)

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus”. (Tiago 4:4)

Amigo supre necessidades

“…e tu, sê uma bênção (Genêsis 12:2b – ARA)

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”. (1 João 3:16)

“No dia seguinte, ancoramos em Sidom; e Júlio, num gesto de bondade para com Paulo, permitiu-lhe que fosse ao encontro dos seus amigos, para que estes suprissem as suas necessidades”. (Atos 27:3)

“Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:10)

“Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a , por si , se não for acompanhada de obras, está morta”. (Tiago 2:15-17)

Amigos nos confrontam!

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz. “ (Carlos Drumond de Andrade)

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.

Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes , verdadeiros” (Machado de Assis)

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro”. (Provérbios 27:17)

Ser amigo não é fazer tudo aquilo que agrade ao outro. Ser amigo é não ser omisso diante dos caminhos tortos que muitas vezes vemos nossos próximos trilharem. E precisamos confrontá-los com sabedoria e amor.

Amigo exorta com seu exemplo de vida

“Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!     O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês”. (Filipenses 4:1-9)

Amigo é grato

“Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. São uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém (Filipenses 4:10-20)

“Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves”, diz a canção. Mas, para além de guardar, precisamos desfrutar, aprender e dar graças ao Deus que nos deu graça de poder contar com tantas pessoas especiais que aprimoram o sentido da nossa caminhada.

Que possamos alargar nossos corações e estender nossos braços para maiores e melhores laços e elos de “entranháveis afetos” com nossos amigos.

Fabio Pereira é professor de geografia.

Anúncios

4 Comentários

  1. timilique said,

    22 de julho de 2009 às 15:39

    Fábio,
    É bem verdade que os amigos nos “confrontam e confortam”,mas também gostei muito dos destaques: “nos laços de amizades não pode haver escravidão, exploração e injustiça”, assim como “não tenha ciúmes de seus amigos. Amizade não é exclusivismo”. Os laços que nos prendem não devem ser de “posse”, mas de amor por constrangimento, amor emanado do Pai.
    Obrigada por partilhar.Obrigada por se preocupar.
    Paz & Bem

  2. 22 de julho de 2009 às 16:12

    […] Veja mais […]

  3. 24 de julho de 2009 às 17:46

    Muito bom!! Demorei a entender que amigos decepcionam, hoje sofro menos por não esperar demais das pessoas, mas acho que também me dou muito menos… é o preço…

    Abraços!!!

  4. Renata Camilo said,

    10 de agosto de 2009 às 17:49

    Muito bom!
    O que mais me tocou foi a menção feita a língua, e o quão destrutível pode ser mal usada… virtuoso é aquele que mais ouve do fala, e sabe guardar os segredos e enender os desabafos de seus amigo.
    Parabéns por compartilhas com seus amigos suas preciosas e edificantes idéas!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: