A visão determina o caminho

“Pai nosso, que estás no céus!… seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” (Mateus 6:9-10)

08/09/2009

em tuas mãos

Ontem, 7 de setembro, recebi duas mensagens que me fizeram pensar e escrever. Começo pela última, um torpedo que me despertou o desejo, fez conexão com a primeira mensagem que recebi por email e deu sentido – penso eu – a este escrito. Dizia assim: “O melhor lugar para se estar é na palma da mão de Deus”, do Ed René Kivitz. Frase por si só profunda, verdadeira e poética. Porém, esta se relacionou com a mensagem anteriormente recebida, que de muitas afirmativas matemáticas mirabolantes, um versículo me saltou aos olhos, o salmo 118:8 : “É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens”.

Tenho vivido, percebido e ouvido de muitas pessoas, que suas caminhadas se tornam escurecidas e mais sofridas do que deveriam por falta de ajuste ao centro, ao foco. Esperamos de pessoas o que pessoas não podem ser. Caio Fabio escreveu: “Todos fomos feitos em Adão. Todos caímos em Adão. Todos morremos em Adão. Todos fomos destituídos de nós mesmos em Adão. Sim, de algum modo e de alguma maneira, todos pecamos e todos nos desviamos da imagem e da glória de Deus”. Quero enfatizar: TODOS NOS DESVIAMOS. Percebo que se  o centro de nossa vida não está em Deus e idealizamos pessoas como algo que elas não poderão ser, facilmente nos tornamos reféns das armadilhas da frustração, do desgosto, da depressão, ou até – e não pouco comum – da decepção com Deus.

Colocar o foco em Deus nos remete a outra perspectiva: entendemos que pessoas são imperfeitas. Que falhamos, ferimos e vacilamos. E veremos falhas, seremos feridos e receberemos vacilos de nossos próximos. Podemos olhar para os erros das pessoas com duas posturas: ou se amargurar e gerar grandes decepções ou enxergar que ela não tem diferença de mim, por isso, assim como Deus nos olha, terei misericórdia e vou olhar para onde Deus me orienta: para a perfeição, perdão e colo divino. Essa perfeição e misericórdia que me faz ser agraciado com a dádiva de escrever hoje sob uma manhã radiante, com os sons poéticos, doces e harmônicos de alguns pássaros; com a brisa quentinha que anuncia um dia de calor e luta. Brisa que me toca com candura e diz: “o que suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força”.

Sigamos caminhando em verdade e mirando Aquele que é nossa fonte de luz, de beleza, ternura e único modelo perfeito: JESUS DE NAZARÉ.

Fabio Pereira,

caminhante, pela graça de Deus.

10 Comentários

  1. Camila Barros said,

    8 de setembro de 2009 às 21:29

    Nossa Fábio muito verdadeira essa frase!!
    Realmente é o melhor lugar para estar.
    Na verdade hoje eu sou fã do seu blog,rsrsr, verdade mesmo parabéns pelo dom que Deus te deu de escrever tão bem assim.
    Abençoados o que possuem amigos,os que os tÊm sem pedir.porque amigo não se pede,não se compra,nem se vende.Amigo a gente sente!
    Paz querido!!
    Beijos…

  2. Patrycia Liporaci said,

    8 de setembro de 2009 às 22:02

    Quanta doçura e sabedoria em suas palavras… orgulho-me em fazer parte da sua vida e de sua fé; Que vc continue na palma das mãos de nosso Pai para assim poder levar as palavras dele a tantas outras pessoas que precisam. Sigamos em Deus.
    Um beijo doce e um abraço acolhedor

    • Renata Camilo said,

      8 de setembro de 2009 às 22:56

      Maravilhoso!!!!!! Como sempre edificante..
      Que Deus nos guarde sempre na palma de sua santa mão acolhedora.
      E que nós compreendamos que somos todos imperfeitos e passíves de erros… Busquemos a misericórdia de nosso Pai para com nossos semelhantes e irmãos esperemos neles a mesma misiricórdia.
      Beijo e paz!

  3. Sara Adriana said,

    9 de setembro de 2009 às 13:34

    Fabito, queridíssimo amigo… Adorei o texto. Ao desfrutá-lo lembrei-me de um comentário que de forma hilariante falava a ti: “Depois da queda de Adão em Fabio… Não há para onde correr! Temos muitas falhas mesmos (risos).”

    Glória a Deus porque nesta visão madura de enchegarmos o outro com suas limitações e buscar perfeição somente em Deus, seguimos perdoando e sendo perdoados e a caminhada é mais leve porque como o texto fala:

    “Podemos olhar para os erros das pessoas com duas posturas: ou se amargurar e gerar grandes decepções ou enxergar que ela não tem diferença de mim, por isso, assim como Deus nos olha, terei misericórdia e vou olhar para onde Deus me orienta: para a perfeição, perdão e colo divino…”

    Plagiando a forma belissima com que sua amiga Patrycia Liporaci termina o comentário (risos)…

    Um beijo doce e um abraço acolhedor!

  4. Regina said,

    9 de setembro de 2009 às 17:10

    Fabio querido amigo….
    Escreva mais, escreva sempre!!!!! Vc escreve lindamente.
    Que Deus esteja sempre te inspirando assim…
    Amei a msg, e fiquei pensando (penso rs)…como Deus é maravilhoso! Colocar um amigo como vc na minha vida é um presente divino.
    Biju
    Deus te bendiga.

  5. Elismere Machado said,

    9 de setembro de 2009 às 21:52

    Parabéns pela sensibilidade tão apurada a questão do ser humano interno, o ser vivente que está dentro, o verdadeiro eu; tão pouco conhecido, tão pouco valorizado, tão dificil de se encontrar.
    Se conhecessemos o ser humano “do avesso”, não chegaríamos nem perto. O lado de fora é oposto do avesso, muitas vezes; na maioria das vezes. Oposto a quem? O lado de fora é o certo? É o bonito? É o que vale? Depende. Depende do que vejo do lado de dentro, e o que escondo com o lado de fora.
    É por isso que o Amor Perfeito, que é Cristo, nos constrange, pois ele ama do jeito que [realmente] somos, e ama com amor sacrificial, sem pedir nada em troca; apenas ama.
    Você não poderia ter escolhido homens mais sensatos nesta geração pra falar do assunto com tamanha espiritualidade e conhecimento do que seja realmente o ser humano, que é o Ed René e o Caio Fábio.
    Continue nesse caminho e que Deus o abençoe.
    Grande Abraço 😉

  6. Thaty Barbosa said,

    10 de setembro de 2009 às 0:15

    “Percebo que se o centro de nossa vida não está em Deus …”

    Ficamos completamente desgovernados.
    Quem dera eu tivesse antolhos para que eu não olhasse nem para direita , nem para a esquerda…manteria meu olhar fixado no único caminho, na mais pura verdade e na Vida, JESUS!

    Já te disse uma vez…que orgulho ter encontrado você na minha caminhada…

    Que Deus o abençoe!
    Beijo,
    _______________________________________
    Doce Paz!

  7. Amanda Amorim said,

    10 de setembro de 2009 às 15:23

    Confesso que fiquei inibida diante de tal reflexão!

    Apenas lhe digo que acho linda a forma como escreves e que é interessante vê-lo sendo admirado por seus amigos!

    Felicitações pelo conforto que nos passa com suas palavras e pelo carinho que inspira nas pessoas que o cercam!

    Bj grande!

  8. Bender Arruda said,

    11 de setembro de 2009 às 18:07

    Sempre recebo mensagens do Fabio Pereira. Elas têm me ajudado nos momentos difíceis -por ser enviada do alto-. Ele tem sido um grande instrumento de Deus. A última mensagem – o salmo 118:8 : “É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens”- que recebi em momento especial e delicado da minha vida, me ajudou. Estava a ponto de fazer uma escolha para o resto da minha vida. No entanto, não tinha espiritualmente, nem mesmo psicologicamente nenhuma condição pra tal. Essa palavra foi o freio para uma reflexão, mais atenta e racional, sobre a situação em que vivo. Agradeço à Deus pela sua vida.

  9. Maria Clara said,

    16 de outubro de 2009 às 0:50

    Cara… ce acredita q uma vez essa menina, a tal da pollyelen, fez uma flog e tds os textos dela eram meus??? Ela é doida!! Essa é bem q quinta vez q acontece isso!! Sei o q vc está sentindo!! Falei com ela, e falei muita coisa… Ela pelo visto não aprendeu a lição!!
    =/
    Bem…
    Poeta pode até ser um fingidor… mas não plagia a dor que deveras sente!!!!


Deixe um comentário

