1ª Olimpíada Nacional de Geociências

O Museu da Geodiversidade realizará este ano a 1ª Olimpíada Nacional de Geociências, que conta com a participação de estudantes das redes pública e privada de Ensino Médio de todo o país. Para participar, basta montar uma equipe em sua escola formada por três alunos e um professor de qualquer disciplina.

 

Através da participação nesta competição serão promovidos o convívio social, o trabalho em equipe, a cultura, a solidariedade, e a valorização do conhecimento. É a partir de olimpíadas científicas como esta que se desenvolve e se incentiva a participação ativa em desafios envolvendo diversos campos do saber.

 

O evento contará com etapas formadas por provas e tarefas. Desta forma, os alunos terão duas formas de aprendizagem: uma teórica e outra prática. Na primeira, mais voltada à teoria, aprenderão sobre as Ciências da Terra ao estudarem para realizar as provas objetivas. Já ao realizar tarefas, os alunos tentarão colocar em prática os conhecimentos sobre recursos naturais estudados na teoria, explorando, para isso, também suas potencialidades artísticas e criativas. Dessa forma, preocupar-se-ão não apenas em preservar o patrimônio natural que eles agora reconhecem, mas também em difundir esse novo conhecimento na comunidade escolar, auxiliando e motivando outras pessoas a seguirem a mesma busca pela compreensão  e conscientização em relação ao  meio ambiente, local que lhe oferece abrigo e sustento.

 

Durante a Olimpíada será necessário um trabalho de pesquisa e debate intenso entre professores e estudantes sobre os temas, além da necessidade de atividades com material diversificado, o que será exigido especialmente para a execução das tarefas propostas em cada etapa.
Por ser uma atividade de alcance nacional, a Olimpíada acontecerá a distância durante as cinco primeiras fases e presencialmente na última. Portanto, dominar bem o uso da Internet e obter os aparatos tecnológicos necessários é condição indispensável para dinamizar a execução do evento.

 

Para maiores detalhes sobre a Olimpíada, acesse o regulamento e inscreva-se já.

O Museu

O Museu da Geodiversidade (MGeo) é uma instituição museológica vinculada ao Instituto de Geociencias da Universidade Federal do Rio de Janeiro,  que tem como objetivo primordial divulgar o conhecimento academico referente as Ciencias da Terra, de modo a possibilitar a descoberta da importância da Geologia, Paleontologia, Geografia e Meteorologia no nosso dia a dia. Embora muito recente, o Museu já ganhou grande projeção entre os museus de ciência, sendo convidado a desenvolver atividades educativas em eventos de grande importância nacional, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Atualmente, o MGeo vem buscando ampliar cada vez mais o seu campo de atuação através de exposições e atividades educativas desenvolvidas não apenas limitadas a Cidade  do Rio de Janeiro, mas também com  alcance e difusão por todo o Brasil. Para atingir tal meta é que o Museu da Geodiversidade se propôs a criar a 1a Olimpíada Nacional de Geociências, que contará com a participação de estudantes das redes públicas e privadas de todo o país. Afinal, as olimpíadas científicas sao uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens, utilizada em praticamente todo o mundo.

A inexistência de uma olimpíada científica que agrupe as diferentes disciplinas das Geociências, bem como a pouca divulgação da Geodiversidade brasileira no currículo dos ensinos fundamental e médio, levam o Museu a se sentir impelido a contribuir, de forma ampla e irrestrita, com a melhoria da qualidade do ensino nessa área, além de almejar semear nos alunos participantes da competição o interesse em seguir carreiras técnico-científicas. Soma-se a isso um forte desejo de contribuir para um conhecimento maior dos recursos naturais existentes, seu processo de formação e sua importância para a humanidade, objetivando assim, a partir dessa reflexão, uma postura mais respeitosa e sustentável em relação ao patrimônio natural.

Fonte: http://www.olimpiadadegeociencias.com.br/

 

 

 

 

Anúncios

2 Comentários

  1. 15 de junho de 2011 às 1:08

    […] 1ª Olimpíada Nacional de Geociências […]

  2. Marvin Dias said,

    11 de maio de 2012 às 19:12

    Sabe dizer alguma coisa sobre um edição 2012? Vai acontecer?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: