Ambiental e seu lixo: zero de respeito ao meio ambiente!

Fui convidado por moradores, que me ligaram em desespero, a visitar o bairro Figueira, em Duque de Caxias. Mais precisamente nos arredores da empresa AMBIENTAL LIXO ZERO. O que vi, ouvi e senti foi aterrorizante, indigno: um mau cheiro insuportável, essa empresa é um deposito de lixo constante, com chorume no chão, trabalhadores sem equipamentos básicos, desrespeito aos moradores vizinhos que, após a instalação dessa empresa, têm sua saúde e bem estar violados pelo constante e terrível mau cheiro. Só para que o leitor tenha uma ideia, eu fiquei pouco menos de 3 (três) horas no entorno da empresa, ouvindo relatos desesperados dos vizinhos e sai dali com ardência nas vias nasais e dor de cabeça. Fico imaginando aquela população que é obrigada a suportar aquilo todos os dias, com esse martírio já durando anos. Infelizmente a prefeitura de Duque de Caxias, através da sua secretaria de meio ambiente, está omissa em relação ao caso, transferindo a responsabilidade para o Ministério Público, este, por sua vez, também prorroga o prazo de funcionamento daquele lixão que se chama empresa por sucessivas vezes.

Os moradores organizaram abaixo-assinado, tentaram diálogo com a empresa, buscaram a prefeitura, a Justiça e nada. Cabe agora, ampliarmos a denuncia para que toda Duque de Caxias saiba desse desrespeito ao meio ambiente e a saúde dos moradores da Figueira.

Fiz algumas fotos e vídeos do local e da mobilização. Peço, sensibilizado com o que vi e senti, que repassem essa notícia com toda força e meios que puderem. A dignidade e bem estar dessa gente já tão sofrida pela carência de serviços públicos básicos – como rua calçada, por exemplo – precisa ser amenizada com a interdição desse lixão travestido de empresa.

É hora da prefeitura e demais governos, tomar vergonha na cara e, além de impedir que aquela empresa funcione, trate aqueles moradores como cidadãos e restaure a dignidade violada pela quase total ausência de políticas públicas. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça! Quem tem coração para partilhar, que compartilhe!

 

Uma das diversas residências que divide muro com a empresa do mau cheiro.

Moscas, ratos e baratas se proliferam no entorno da empresa Ambiental Lixo Zero

Denuncia de proliferação de mosquitos e casos de dengue, inclusive com mortes

Autorização de funcionamento dada no governo anterior

O desrespeito da empresa com a comunidade e o meio ambiente. Com possui licença?

Prefeitura já deu auto de interdição e depois liberou a empresa para funcionar, sendo que esta não mudou nada. Perguntar o por que ofende?

Abaixo assinado dos moradores contra os desmandos dessa empresa na Figueira

Lixo de tudo quanto é tipo e chorume no pátio da empresa Ambiental Lixo Zero

Vídeos:

Veja em que condições as pessoas trabalham com lixo nessa empresa:

Anúncios

7 Comentários

  1. 25 de agosto de 2011 às 18:22

    Absurdo.

  2. ROBSON said,

    26 de agosto de 2011 às 11:04

    Esse cenário “apocalíptico” é inaceitável e as Autoridades competentes têm o dever de apurar, punir e prender os responsáveis por esse crime contra o Meio ambiente e contra a saúde das pessoas.
    Tenho a impressão, ou melhor, estou absolutamente convencido de que o Ser Humano chegou no fundo do poço, a ponto de tratar as pessoas literalmente como lixo e infelizmente não vejo uma solução a curto prazo, pois percebo uma Sociedade apática e que perdeu completamente a capacidade de se indignar.
    Que Deus tenha piedade de nós!

  3. cintia de souza said,

    29 de agosto de 2011 às 21:04

    essa ambiental é uma pouca vergonha eu moro perto e não aguento o mau cheiro minha casa fica crivada de moscas por causa do mau cheiro eu não aguento mais alguém precisa tomar uma providÊncia e mandar fechar ou então diminuir esse chero insurpotavél por favor altoridades tomem uma atitude.

  4. Paulo Murro said,

    4 de setembro de 2011 às 23:06

    Parabéns ao Secretário Municipal Samuel Maia! Foi o único que interditou esta Empresa!Pena que o INEA e MP não o ouviram!

  5. 6 de setembro de 2011 às 13:00

    A prefeitura é uma coitadinha, sempre vítima do governo estadual (que o Zito fez campanha para elegê-lo) e do Ministério Público. Acho que é hora de fechar as portas e deixar que o Estado e o MP administrem, já que não podem fazer nada.
    Gostaria de ver algum documento ATUAL (segundo semestre de 2011) com a posição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a empresa Ambiental Lixo Zero. Ou estão proibidos de dar parecer ao Ministério Público e a sociedade? Jogar a responsabilidade para os outros é sempre mais fácil…

  6. ROBSON said,

    6 de setembro de 2011 às 13:30

    Primeiramente quero dizer, que o Sr Secretário não merece parabéns coisíssima nenhuma, pois pelo que me consta esse cenário apocalíptico e destruidor, de vidas e do meio ambiente continua e as pessoas continuam a sofrer com esse desrespeito.
    Tenho uma convicção, que vale para todos que fazem parte da aparelhagem do Estado, seja no Poder Executivo ou Legislativo em todas as esferas: O Estado arrecada milhões em Impostos (e não são poucos!), Duque de Caxias nem se fala, portanto é inconcebível que nossa Cidade não tenha investimento em Políticas Públicas de qualidade e mesmo que o Sr Secretário tivesse resolvido o problema da Empresa poluidora, ainda assim não mereceria parabéns, pois está lá pra isso e portanto, não faria mais do que a sua obrigação.
    Tenho dito.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: