Lições – Mia Couto

Lições

Não aprendi a colher a flor
sem esfacelar as pétalas.
Falta-me o dedo menino

de quem costura desfiladeiros.

Criança, eu sabia
suspender o tempo,
soterrar abismos
e nomear as estrelas.
Cresci,
perdi pontes,
esqueci sortilégios.

Careço da habilidade da onda,
hei-de aprender a carícia da brisa.

Trémula, a haste
me pede
o adiar da noite.

Em véspera da dádiva,
a faca me recorda, no gume do beijo,
a aresta do adeus.

Não, não aprenderei
nunca a decepar flores.

Quem sabe, um dia,
eu, em mim, colha um jardim?

(Maputo, 2006)

Mia Couto In “Idades Cidades Divindades”

1 Comentário

  1. B. Dias said,

    21 de novembro de 2012 às 12:23

    Fábio, saudades…
    Li esse poema e pensei:
    Você é o jardim. 🙂

    Beijos, querido!


Deixe um comentário

